Provas nas Escrituras sobre a Trindade
Há uma profusão de fontes na Bíblia provando um Deus Triúno, um Deus de três personalidades, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esta seção examina estas fontes nas Escrituras.
JESUS CRISTO
Há uma vasta fonte Bíblica igualando Jesus Cristo a Deus. Gênesis 1.1 afirma que no começo Deus criou os céus e a terra.
João 1: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens."
João 1:14: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do Pai”.
Colossenses 1:13: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, O PRIMOGÊNITO de toda a criação. Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades – Tudo foi criado por meio Dele e para Ele.
João 8:58: Jesus lhes disse, "Em verdade, em verdade Eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU”. Então, pegaram em pedras para atirarem Nele; mas Jesus Se ocultou e saiu do templo.
João 5:18: "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-Se igual a Deus".
Podemos estabelecer uma analogia com um formigueiro. Se você, não sendo uma formiga, desejasse se comunicar com as formigas qual seria a melhor maneira de fazê-lo – obviamente se isto estivesse em seu poder – senão a de converter-se em uma formiga e falar como uma delas? Da mesma forma Deus tornou-se um homem na pessoa de Jesus Cristo para nos mostrar Sua natureza e Se comunicar conosco em nossa própria língua.
João 5:39
"Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim".
João 14:7
"Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora O conheceis e O tendes visto".
João 10:30
"Eu e o Pai somos um".
Novamente pegaram os judeus em pedras para Lhe atirar. Disse-lhe Jesus: “Tenho vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas Me apedrejais?”
Responderam-Lhe os judeus: “Não é por obra boa que Te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem te fazes Deus a ti mesmo”.
João 3:13
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão Aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem (que está no céu). E do modo por que Moisés levantou a serpente do deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna. "
O ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não é apenas um poder, uma essência ou uma influência, mas uma Pessoa. E como Pessoa O Espírito Santo tem uma personalidade. Ele fala, ama e deseja. Estas são expressões de uma personalidade. No primeiro capítulo de Gênesis está escrito, "No começo Deus criou os céus e a terra" (Gênesis 1:1). O vocábulo em hebreu para Deus é Elohim, que é uma palavra plural traduzida como "Deus".
"A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.
Deuteronômio 6:4: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR! Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Jesus citou isto como mandamento máximo. Com isto todo judeu estaria de acordo.
No texto de Hebreus a palavra para Deus é plural… Elohim e realmente significa "deuses". A palavra em hebreu para ÚNICO é EKAD, uma unidade composta semelhante à minha mão que possui os quatro dedos e o polegar formando o punho.
Os Hebreus poderiam ter usado a palavra YACHID para único ou absoluto. A palavra signfica “somente, apenas um, solitário” (Brown, F., S. Driver, and C. Briggs, Enhanced Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon, (Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc. – 2000). Isto teria evitado qualquer doutrina da Trindade. Nós não a teríamos se YACHID tivesse sido usada, mas tal não se deu. Em vez disso, usaram a palavra EKAD.
Os Cristãos crêem em Um Deus manifestado no Pai, Filho e Espírito Santo em unidade, propósito, lei e obra.
ATRIBUTOS DIVINOS DO ESPÍRITO SANTO:
Para estabelecer que o Espírito Santo é Deus, precisamos olhar nas Escrituras aqueles atributos do Espírito Santo que pertencem somente a Deus.
A. Um dos atributos de Deus é que Ele é eterno. O livro de Hebreus 9:14 refere-se ao Espírito Santo como eterno: "muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus”.
B. Deus é Onisciente. 1Coríntios 2:11. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. Davi no Salmo 139:7 pergunta, "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face. Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá”.
C. Deus é Onipotente, todo-poderoso. Em Lucas, no capítulo 1:35 o poder do Altíssimo se equipara com poder do Espírito Santo, "Descerá sobre ti o Espírito santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a tua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”.
OBRAS DIVINAS DO ESPÍRITO SANTO:
As obras divinas assim como os atributos da divindade são características do Espírito Santo.
Durante a criação o Pai, Filho e Espírito Santo estão ativos. Deus como Elohim, uma pluralidade, é o Criador.
Tal como vimos, João 1:3 faz referência à participação de Jesus na criação: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez".
Referindo-se a Jesus Paulo afirma em Colossenses 1:16, "Pois Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e por Ele”.
Em Gênesis 1:26 Deus disse, referindo-se à Sua pluralidade, "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Aqui o Pai, Jesus e o Espírito Santo cooperam juntos na criação.
Em Gênesis 3:22 Deus disse, "Eis aqui o homem se tornou como um de Nós”, novamente fazendo alusão à Sua pluralidade.
Referindo-se aos animais tanto os pequenos quantos os grandes e a Leviatã (a serpente – dragão - que vive no mar) o Salmo 104:30 atribui a criação ao Espírito Santo, "Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renova a face da terra”.Ao mover Seu Espírito sobre a superfície das águas Deus criou a luz e a separou das trevas.
O espírito dá vida, a qual é obra de Deus. Paulo disse que a letra da lei mata, mas o Espírito dá vida. Jesus declara em João 6:63: "O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida”.
O Espírito dá instrução. "Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação, porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.(2 Pedro 1:20-21).
ASSOCIAÇÕES BÍBLICAS ENTRE O PAI, FILHO E ESPÍRITO:
Jesus instruiu seus discípulos a ensinarem a todas as nações e a batizarem no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aqui o Espírito é uma pessoa e não um vento, uma força ou poder e Ele está associado com as duas outras pessoas da Trindade.
Em 2 Coríntios 13:13 Paulo envia a seguinte saudação: "Todos os Santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do espírito Santo sejam com todos vós”.
O Espírito trabalha na Igreja. Em 1 Coríntios 12:4-6 Paulo ensina, "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”.
Aqui nós temos a operação do Espírito, do Filho e do Pai no ministério da igreja.
Em Efésios, capítulo 4:4-6, Paulo proclama, "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da nossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”.
O ESPÍRITO SANTO É DEUS
João 4:24: (Jesus para a mulher no poço)
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Atos 5:3 O Espírito Santo é Deus:
Então, disse Pedro, "Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo,reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio?.Não mentiste aos homens, mas a Deus”.
2 Coríntios 3:15-18:
"Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.
DEUS É DEUS:
Disse Deus a Moisés, "EU SOU O QUE SOU" (Êxodo 3:14).
siga-o no twitter: @historiadejesus